sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Passo-a-passo da Shantala...


Shantala é uma técnica de massagem desenvolvida por Frédérick Leboyer, e consiste na constante massagem da criança pela mãe.
A Shantala é uma massagem milenar indiana. Não se tem registro de quando exatamente surgiu. Ela foi primeiro ensinada em Kerala, no Sul da Índia, e desde então é uma tradição passada de mãe para filha.
Sua “descoberta” no ocidente aconteceu quando o médico francês Frédéric Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher a massagear seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paralítica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, uma favela de Calcutá.

Principais Benefícios
O primeiro e mais importante benefício da Shantala é o favorecimento e fortalecimento do vínculo entre a mãe/pai e o bebê.
Através da interação do toque e da observação atenta às reações do bebê, os pais aprendem a se comunicar e compreende-lo melhor.
A Shantala traz ao bebê todos os benefícios que o toque pode proporcionar. Além do prazer de tocar e ser tocado, listamos aqui alguns benefícios que a massagem traz ao organismo do bebê.
- O efeito terapêutico e relaxante da massagem deixa o bebê mais tranqüilo e ajuda a melhorar o padrão de sono do bebê.
- Ativa a circulação sanguínea e linfática, estimulando melhor funcionamento de todos os órgãos e o fortalecimento imunológico.
- Favorece o desenvolvimento sensório motor. O bebê que é massageado desenvolve uma excelente consciência corporal.
- Contribui para o melhor funcionamento do sistema gastrointestinal e endócrino, reduzindo cólicas, gases e até mesmo o stress do bebê.
- Estimula e melhora o padrão respiratório do bebê, diminuindo a incidência de doenças respiratórias.
- Fortalece todo o sistema muscular e trabalha as articulações do bebe.

Essa massagem no bebê é otima e eles se sentem bem e torna o laço afetivo da mamãe e do bebê ainda maior! 
Quando eu ganhei o Arthurzinho, no dia seguinte recebi uma visita de uma representante da Jonhson que além de uns brindes da marca me ensinou a fazer a Shantala no meu bebê, muito legal essa iniciativa tanto da Jonhson quanto do Hospital São Luiz.
E hoje estou postando aqui para vocês uma matéria super legal e o passo-a-passo de como fazer a massagem, que saiu no site da Bebê.com.br, para visualizar a matéria e aprender a Shantala clique aqui.

                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário