quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Método de Ensino...


Estava pensando em colocar o Arthurzinho em uma escolinha e descobri que há vários métodos de ensino.  Esses métodos são criados para que nossas crianças aprendam com facilidade e tenham um ótimo desenvolvimento na infância.
Por isso é bom antes de matricular o seu filho em alguma escola é bom saber qual método é utilizado, saber e visitar todo o espaço físico, segurança dos pequenos em 1º lugar, conhecer os professores e ficar de experiência uns 2 dias ou até mais na escola junto com o seu filho e acompanhar como é o tratamento com as outras crianças, horários de lanche, troca de fraldas, banho, hora do soninho, higiene (se vc tiver tirando a fralda do seu filho observar onde ficam os pinicos), saber quantas professoras cuidam da turma do seu filho, enfim coisas que em casa com a gente eles teriam.
Claro gente to falando de mães que podem se dar a esse luxo de escolher, não vou nem entrar no mérito de quem é obrigada a deixar seus filhos em creche (apesar de ter umas muito boas)
Já visitei 2 escolas e as reprovei por segurança e higiene, achei que na área dos brinquedos tinham algumas madeiras com pregos aparentes e um dos brinquedos oferecia perigo por ter uma parte do escorregador, sabe esses de plástico com vários compartimentos, então uma das partes não tinha nada e o mínimo que podiam fazer era por uma rede, e perguntei, me disseram que nenhuma criança tinha caído e na hora perguntei: Mas vocês vão esperar cair pra saber que é perigoso?
Bom gente eu sou muito chata com isso, fora que achei que os piniquinhos poderiam ter outro lugar para serem guardados e não debaixo da bancada onde eles escovam os dentes, não sei aquilo me deu um certo nojo.
Mas o foco hoje é método de ensino, se deliciem com todas essas opções!
TRADICIONAL
A educação é centralizada  na figura do professor. A transmissão de conhecimentos é feita através da aula, numa sequência pré-determinada e expositiva. Enfatiza a repetição de exercícios com exigência de memorização.
LIBERTADORA
A educação está centrada na discussão de temas sociais e políticos; o professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos. O método Paulo Freire pode ser enquadrado nessa linha.
RENOVADA
Inclui várias correntes, as quais defendem a chamada Escola Nova. 
Valoriza o  indivíduo como ser livre, ativo e social. O centro da atividade escolar é o aluno, como ser ativo e curioso, ávido de aprender. O mais importante  é o processo de aprendizagem. O professor é um facilitador. A corrente do ensino guiado pelo aluno, em acabou por desconsiderar a necessidade de planejamento sobre o que deve ser ensinado e aprendido.
MÉTODO SINTÉTICO 
Geralmente  usado em escolas que adotam metodologias e posturas tradicionais. A alfabetização é feita a partir de elementos básicos como a  letra, fonema ou sílaba, que são combinados, formando as sentenças. Pode ser alfabético, fônico ou silábico.
PIAGETIANA 
Baseada nos estudos de psicologia conduzidos por Jean Piaget. Enfoca o caráter social do processo de aprendizagem e considera que, além do domínio dos conhecimentos, é necessária uma adequação pedagógica às características do aluno.
TECNICISMO 
Neste método valoriza-se  a tecnologia empregada. O professor passa a ser um especialista na
aplicação de manuais e sua criatividade fica subordinada aos limites da 
técnica utilizada. É uma  prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor.
CRÍTICO-SOCIAL
Defende que não basta discutir questões sociais da atualidade, é necessário enfatizar o conhecimento histórico.
MONTESSORIANA
Criada em 1907, pela italiana, médica e educadora Maria Montessori, essa concepção prega a auto-educação dos alunos com apoio de materiais didáticos. O professor é observador e incentivador. A aprendizagem individualizada é a base do método.
MÉTODO GLOBAL
Tem como ponto de partida , palavras, sentenças ou pequenos textos , que são usados para levar ao conhecimento dos elementos fonéticos. Pode ser dividido em palavra, sentença ou unidades de experiências, dependendo do elemento que se emprega na alfabetização. Existe ainda o método chamado de analítico-sintético, que mescla todos os elementos.
CONSTRUTIVISTA
Enfatiza o conhecimento que a criança já tem antes de ingressar na escola e está focado na língua escrita. Existem distorções na aplicação do conceito. Uma delas é a de que não se deve corrigir os erros dos alunos. É confundida com um método e pode ser aplicada com outras técnicas.







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