terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nossa matéria no Guia de Festas...


Amigas queridas e leitoras do Dicas Mamãe e Bebê, estou super feliz, pois escrevi para um Guia de Festa Infantil e Eventos, fiquei lisonjeada com o convite e escrevi com muito carinho essa matéria.
Falei sobre alimentação infantil, dicas e dúvidas que nós mamães sempre temos, alguns mitos e também algumas verdade.
Abaixo está tudo o que saiu na matéria do guia, espero que vocês gostem, porque me ajudou bastante com o Arthurzinho, escrevi minhas experiências e também alguns conselhos de médicos e pessoas especializadas no assunto, obrigada minhas amigas, vocês é que me dão forças para fazer esse blog e agradeço também a equipe do Guia Festa Infantil e Eventos pelo espaço e pelo convite!





MATÉRIA: 


Alimentação Infantil: Dúvidas e Dicas...

Você certamente sabe que seu filho precisa de uma alimentação equilibrada, que lhe dê todas as vitaminas e nutrientes de que o organismo dele precisa para crescer forte e saudável.
Mas muitas vezes isso é difícil de conseguir, pois a maioria das crianças de 1 a 3 anos passa por uma fase em que ficam meio enjuadinhos para comer. Mas tenho aqui algumas dicas para ajudar os pequenos a comer melhor.
A primeira dica é uma coisa quase que impossível de fazermos, pois somos super protetoras, mas acreditem o estomago deles é pequeno então ofereça alimentos saudáveis e nutritivos e eles sabem quando querem comer e o tanto que o corpo deles precisa.
Tenha horários fixos para as refeições,  leve em consideração a rotina do soninho durante o dia, mas ofereça  três refeições e mais dois ou três lanchinhos nutritivos.
Torne as refeições divertidas e interessantes, ofereça a ele sempre uma sobremesa depois do salgado (mas não use a sobremesa como prêmio por ter comido o salgado) você pode dar pudim de leite, salada de frutas, iogurte, frutas com mel (acima de 1 ano)  ou sorvete.
Coma  com o seu filho, sempre que conseguir, faça-o experimentar novos alimentos e coma também, fale do alimento, elogie sempre!
Respeite as preferências dos pimpolhos, alguns gostam da comidinha mais molhadinha, outros mais seca, tem até os que querem que a comida fique separadinha no prato. Ofereça sempre o que a família está comendo, nada de fazer comida só para ele. Eles mudam muito o gosto então faça comida com umas duas opções de algo que ele goste.
NUNCA NEGOCIE PARA QUE ELE COMA TUDO EM TROCA DE UM PASSEIO OU PRESENTE, POIS ESTUDOS REALIZADOS POR ANA MERZEL PSICÓLOGA DO HOSPITAL ALBERT  EINSTEIN (SP)  FALAM QUE GERA UM TRAUMA NA CRIANÇA, POIS TERÁ QUE DAR CONTA DE UM PRATÃO PARA PASSAR A OUTRA ATIVIDADE OFERECIDA COMO PRÊMIO.
O mais importante também é conversar com seu pediatra, geralmente eles tem uma lista de alimentos para cada idade.
Há também algumas dúvidas que nós mães temos com freqüência, mas aqui  vão uns esclarecimentos orientados por profissionais que também me ajudam muito.
Como por exemplo jantar muito tarde, pode provocar sono agitado nas crianças, principalmente se a comida for rica em gordura.
As frutas que podem ser comidas com casca devem ser dadas as crianças com cascas, pois é uma ótima fonte de fibras. Mas devem ser muito bem lavadas com água corrente e escovinha.
Os alimentos crus e duros ajudam  a desenvolver a musculatura das crianças, eles estimulam a mastigação.
Leite fermentado os famosos yakults, ajudam sim a combater a diarréia, elas podem abreviar a duração da diarréia, mas se continuar, claro procure o pediatra.
O famoso suco de beterraba acaba com a anemia? Não,  uma porção de beterraba ralada possui apenas 0,8 miligrama de ferro e o necessário para a criança é de 5,0 miligramas para cada quilo da criança, todo o dia por três meses.
Espero que eu possa ter ajudado a tantas mães que como eu tinha muitas duvidas e preocupações, mas quando me tornei mãe, pesquisar e ligar para médico várias vezes, kkkkk se tornou algo tão forte que fiz um blog  só com dicas para mamães e seus bebês.
O legal nisso tudo é você fazer tudo com prazer e sentir que seu filho está se divertindo e aprendendo com você!
Faça desenhos nos alimentos, conte histórias, coloque músicas, os Ipad e Tablets  da vida são ótimos para isso, funciona com o meu Arthurzinho.
Se vocês gostaram dessa matéria podem acompanhar mais dicas como essa em meu blog www.dicasmamaeebebe.blogspot.com  e também no facebook:  Dicas Mamãe e Bebê.
Espero vocês por lá...

Cássia Gisele R. Prado
Empresária, Blogueira, Jornalista e Mãe do Arthurzinho.

2 comentários: